Resenha: Esmeralda, de Cida dos Santos


Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura, fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.

Esmeralda é um lançamento da editora Arwen e, será também a primeira resenha do gênero no blog. Trata-se de um romance todo moldado em poemas, abordando diversas situações dos personagens e da vida em geral.


Ambientado em um acampamento cigano, a história de Esmeralda, do Imperador e da Rosa é contada por meio de poemas musicais, cheios de sentimentos e devaneios a respeito da vida. Para quem não se sente atraído pelo gênero, aviso que o livro é mais do que poemas jogados ao vento, neste caso, ao papel. Há um história, narrada como qualquer outro romance ao qual estamos acostumados, porém esta nos é apresentada por diversas linhas poéticas, pelas quais os personagens interagem entre si. Para os ciganos ali, tudo é música e, toda música é sentimento.

Por meio das palavras, Esmeralda, personagem principal do enredo, encontra caminhos e soluções para muitas questões da vida, dentre elas a saudade, a ternura de mãe e o amor. O grupo se reúne em volta da fogueira, contando histórias em forma de música e, onde Esmeralda costuma ser o centro, depositando moedas no caldeirão e dançando com as crianças. Existe todo um misticismo, mas o que mais me encantou foram as meções a Deus, não àqueles que só conhecemos por lendas, mas a Este, de que tanto ouvimos falar desde sempre em nossa cultura ocidental.

Confesso que me surpreendi com a leitura, que se mostrou rápida e gostosa. Não costumo ler muitas coisas do gênero, mas embora aprecie algumas obras clássicas, tenho poquíssima paciência para esse tipo de leitura. Entretanto, Esmeralda consegue despertar a curiosidade por um desfecho da história e, ainda, sair do lugar comum a que estamos acostumados. Afinal, algumas emoções soam incríveis quando descritas em pequenas estrofes. 
 
Quanto à edição, posso dizer que está perfeita. A capa está muito bem feita e a diagramação interna não deixa a desejar, com leves e lindas ilustrações em cada página. Recebi como cortesia da editora, um lindo box contendo um exemplar do livro e uma outra edição da autora, mais antiga, e igualmente linda. Além disso, recebi alguns marcadores e esse lindo NÃO PERTURBE ESTOU LENDO. Aqueles que comentarem a resenha devem deixar nome e endereço de e-mail para concorrerem a um pequeno kit de marcadores e 1 Não Perturbe. Os comentários para participação do sorteio serão válidos até o fim de novembro.

Você pode adquirir o box contendo as 2 edições na loja da editora Arwen!

6 comentários:

  1. Este livro parece ser bastante inspirador ! Pois a protagonista busca resposta pra caminhos e soluções para questões da vida. Sinceramente não conhecia muuuito bem esta obra. Ja ate ouvi falar mais vagamente!
    Em geral eu curti bastante seja a capa ou historia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Sua resenha me deixou bastante curiosa. Conheci esta editora recentemente, e este livro parece ser recente. Sem contar que essa capa é encantadora. Gostei de saber mais sobre ele, e ver como é diferente do que estamos acostumados. Às vezes é bom sair da rotina e se aventurar por algo inusitado. Parece ser bem interessante, se um dia tiver a oportunidade de ler, com certeza vou me arriscar.

    Nome: Gabrielle Reis
    Meu email: gcileia@msn.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse livro. Gosto de poesia, mas so conheço as classicas. E uma boa ideia pra diferenciar da maioria dos romances que leio. Tambem gostei desse kit e ja to querendo aqui, kkk. Torcendo.

    viconardb@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, esse parece um livro bem bonito.
    Acho q não li nada assim ainda, mas gostei da dica. So q não vi em nenhum lugar. Sera q e só no site mesmo? Nao conheço a editora tambem não, mas gostei.

    ResponderExcluir
  6. Amo poesia, mas nunca li um livro de poesias musicais.
    Essa diagramação do livro é linda. Fiquei completamente apaixonada !
    Adoro livros de leitura rápida, leitura arrastada quebra um pouco o encanto da obra.
    Particularmente não conheço a editora, mas ela fez um excelente trabalho tanto interno quanto externo, nesta obra.
    Nome: Sanny Caroline Yamaguti
    Email: yamaguti.01@bol.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)