Resenha Premiada: Brilho, da Amy Kathleen Ryan [Geração Jovem]


Eu amo distopias e imagino que boa parte dos leitores curta bastante o gênero, por isso, após um grande hiatus de sorteios no blog, estou sorteando um exemplar do livro, em parceria com a Geração Editorial.

O sorteio só terá como regra obrigatória curtir a página no facebook, mas todos terão direito a muitas chances extras, especialmente quando comentarem em qualquer post no blog.



Vamos conhecer um pouquinho da história?



A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.




Como toda boa história que se passa no espaço, Brilho mescla a tensão e o desespero de não se ter para onde ir ao estar confinado em uma nave, com fanatismo e liderança abusiva. Traduzindo, neste livro, embora exista uma pequena dose de romance e juventude, o foco ainda é a sobrevivência em um meio no qual jovens, crianças e adultos precisam se agarrar a qualquer crença para se manter respirando. Há um forte apelo religioso, mas não em relação à força da fé ou algo assim, mas as consequências e destruição causadas pelo fanatismo daqueles que querem impor um único modo de pensar a todos, eliminando qualquer outra alternativa. Ao contrário do que possa parecer, também não há um apelo feminista, não para mim. O que há é uma abordagem caricata de uma situação que muitas mulheres vivem nos dias de hoje: a busca por seu espaço no mundo, ser ouvida e respeitada.



Tripulações jovens e fortes de ambas as naves eram necessárias para o assentamento no novo planeta, deixando-o pronto para dar continuidade à vida humana, e isso queria dizer que cada uma de todas as garotas na viagem tinha de ter pelo menos quatro bebês.”



A história, narrada em terceira pessoa, alterna-se nos pontos de vista de Waverly e de Kieran. Ambos estão a bordo da nave Empyrean, gêmea da New Horizon, outra nave que segue rumo a um novo mundo. Kieran, em algum momento, terá que assumir o comando da nave, enquanto Waverly deverá cumprir sua função como procriadora, algo que todas as garotas precisam fazer logo cedo para manter o contingente de seres humanos. Embora tudo pareça certo na Empyrean, algo estranho ocorre na New Horizon, onde as mulheres parecem ter perdido a capacidade de gerar descendentes, o que, naturalmente, põe em risco o futuro da nave e, por consequência, da espécie humana. Deste ponto em diante, o desenrolar da trama é cruel e devastador. Às vezes, o inimigo está mais perto do que se imagina...


Ao que parece, a fé é utilizada como desculpas para todos os infortúnios da New Horizon, melhor dizendo, atrocidades são cometidas em nome de um só, que se utiliza de palavras fervorosas para manipular a todos. A Empyrean estava livre deste mal até que um incidente provoca uma verdadeira loucura a bordo. Separados, Waverly e Kieran precisam lutar, cada um a sua maneira, pela sobrevivência deles e dos outros.


Antes de recomendar a leitura, devo deixar o alerta: não se trata de uma distopia surreal, já que apenas o ambiente é estranho ao nosso presente. A história traz uma série de acontecimentos dolorosos e, absurdamente, imagináveis nos dias de hoje.


A Geração fez um ótimo trabalho na diagramação, com seus capítulos em páginas escuras e marcantes e texto em páginas amarelas. A capa é incrivelmente linda. E brilhante. E para quem gosta do cheiro de livros, fiquem avisados que Brilho mantém o seu por bastante tempo (o meu foi retirado do plástico no fim do ano passado e até agora mantém aquele cheirinho).

Brilho é o primeiro volume da trilogia Em Busca de um Novo Mundo e ainda não sei quando será lançado o segundo, infelizmente. Vale a pena conhecer a distopia, que tem tanto de futurista quanto de atual.



Quer ganhar o livro? Comente nesse post e preencha o formulário. E, não se esqueça de aproveitar as chances extras :)

Para participar você deverá ter endereço no Brasil e responder ao e-mail no prazo de 3 dias;

O livro será enviado pela Geração Editorial;

O participante deverá cumprir a regra obrigatória (curtir a página no facebook).




a Rafflecopter giveaway

25 comentários:

  1. Esse livro além de ter uma capa linda a história é bem envolvente. Espero lê-lo, e por ser uma trilogia é bom, pelo menos não é aquelas séries intermináveis.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou fã número 1 de distopias, e esta parece ter uma narrativa bem envolvente e também uma diferença em relação ao monte de distopias que vem sendo publicadas. Por ser ambientada no espaço, traz a questão de não ter para onde fugir e investe mas na distopia do que no romance. Os pontos de vista alternados são bem interessantes para mergulharmos nos personagens.
    Apesar de já ter visto esse livro várias vezes, é a primeira resenha que leio, e confesso que não sabia que era uma distopia, achava que era uma estória mais bobinha. Isso é para aprender a não julgar um livro pela capa!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Desde que Brilho foi lançado eu estou querendo ler. Distopias estão tão em alta e ela foge um pouco da necessidade da "Terra", eles estão sobrevivendo em uma nave confinados como você mesmo escreveu e acho que isso afeta e MUITO a percepção de muitos fatos para as pessoas, elas não tem para onde fugir ou se esconder. Seus medos são expostos e devem ser encarados, já que não existe uma outra alternativa.
    Sobre a religiosidade, BINGO ! Parabéns para você, primeira resenha que li que destacou isso, até então desconhecida esse lado da trama.

    ResponderExcluir
  5. Resenha muito boa, abordando o livro de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando, assim, o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  6. A resenha nos traz a ideia central do livro, fazendo um convite à leitura, nos trazendo um enredo cativante.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo distopias,é meu tipo de livro favorito! E essa capa com esses brilhos é muuuito linda!
    Esse tema de espaço eu adoro é muito bom !
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Me deixou mais empolgado ainda para lê-lo >_<

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante a resenha do livro e despertou em mim grande vontade de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser vem envolvente e com uma linda capa, o que já chama a atenção o suficiente para querer possuir um dele em minha coleção!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou doida pra ler esse livro. A história parece ser incrível e totalmente diferente. E o ambiente é realmente estranho e é pelo ambiente ser diferente que eu fiquei com mais vontade de ler.
    E essa capa é linda mesmo =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Faz um tempo que estou curiosa para poder ler esse, a trama que há nele me chamou bastante atenção, me pareceu ter um enredo que prenda bastante a atenção do leitor. Gostei, espero poder lelo em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gosto de distopias, mas, não sou aquele tipo, viciada. Porém, essa me chamou muito atenção! Desde que soube sobre o lançamento fiquei encantada! A capa é perfeita, e a estória parece ser incrível! Estou doida pra ler! :n

    Participando e torcendo!
    Beijos! :g

    dreams-books-love.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro distopias e o fato dessa se passar no espaço despertou minha curiosidade. Achei a capa linda e a história intrigante. Espero poder ler logo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro distoias e essa pelo visto tem tudo pra se tornar uma das minha sfavoritas...PArabéns pela resenha, ficou incrível e me deixou louca pra ler e ter eesse livro.. Arrasou...Além disso, a capa ficou sensacional.
    bjs


    Participando..espero ganhar!!
    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de ler este livro, acho a capa dele muito linda. Também adoro distopias, e já li várias resenhas positivas sobre ele. Adorei sua resenha, aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo.
    thallyta.1234j@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Desde que lançou eu estava querendo esse livro e finalmente tinha conseguido por 1 credito no skoob!! super feliz!!!!! o/

    ResponderExcluir
  18. Amei esse livro, gosto de ficção científica e distopias e como sempre gostei de filmes como star wars, star trek gostei de agora estarem escrevendo livros sobre naves espacias

    ResponderExcluir
  19. Brilho me deixou curiosa desde que li a sinopse, e quando eu vi aquela capa super trabalhada eu fiquei com mais vontade ainda de ler. Gostei bastante da distopia, e fiquei imaginando se isso acontecesse meano , a vida a bordo das naves é bem diferente, quanto ocorreu todo o ataque eu fiquei super preocupada por Wave. A autora me impressionou!

    ResponderExcluir
  20. Distopia é comigo mesma! Incluindo na listinha. ;)

    ResponderExcluir
  21. Esse tipo de livro que me interessa bastante porque curto e muito ficção científica e que tenha boa história e isso tem no livro por isso que quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha. Li este livro a pouco tempo e gostei muito, concordo que os acontecimentos são muito imagináveis nos dias de hoje. É mesmo uma excelente distopia e concordo que a capa é linda, eu amo ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Acho a capa super!enho muita curiosidade de adentrar nessa viagem que é Brilho! Vi que o livro é bem recomendado e desejo que um dia,quando tiver a oportunidade possa tê-lo! Adorei a resenha.. Bjos *-*

    ResponderExcluir
  24. Achei a história bem elaborada e a trama foi super interessante. fiquei encantada com a personagem e sua história na nave. agora é esperar pra saber mais na continuação. Não vejo a hora de ler o segundo livro da série. Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)