Resenha de A Garota que eu Quero, do Markus Zusac #EuSouDoideira


Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.


Escrito pelo autor de A Menina que roubava livros, Markus Zusac, A Garota que eu quero não é nada o meu estilo de leitura, mas conseguiu me agradar em uma noite. Cam é um garoto solitário que vive sua vida em palavras e caminhadas. Acostumado a ser ignorado pelo mundo, tudo o que ele tem é ânsia de ser reconhecido. Este foi o terceiro livro lido durante a maratona literária.
Não há muito o que falar sobre a história de Cam, exceto que sua vida está prestes a mudar, de forma sutil e natural, porém inesperada. A relação dele com seus irmãos é de poucas, mas válidas, palavras. Se tem uma coisa que os irmãos Wolfe consideram é a lealdade, algo que Cameron mostrará ainda mais com seu crescimento. A analogia que ele utiliza, em primeira pessoa, ao falar sobre seu cachorro interior (ou algo assim, se entendi certo), é um ponto interessante nas palavras que o acompanham onde quer que vá.
Ao ver em Octavia a garota ideal, ele mergulha em um mundo novo, cheio de descobertas, mas acima de tudo, cheio de si mesmo. Aos poucos, ele vai conhecendo outros lados da garota, de Rube e de Steve. Tudo ocorre de forma muito natural, ainda que pareçam surpresas.

- Olhe – disse ele -, passei a vida inteira meio que esperando que você me admirasse, sabe?
(…)
- Mas agora eu sei – prosseguiu. - Agora eu sei.
(…)
- Sabe o quê?
(…)
- Que sou eu que admiro você...”

Não se trata de um livro emocionante (não para mim, que sou uma garota...), pois os sentimentos do garoto, mesmo desabafados no papel, não me impressionaram muito. O que não quer dizer que eu não ache a narrativa uma perfeita alusão à vida de muitos adolescentes normais e solitários, que aliás, lembram bastante meu próprio irmão. Gostei de ver o mundo através dos olhos desse tipo de garoto, leal, humilde e cheio de vontade de ser alguém. Esperei por pequenas tragédias e gostei do que encontrei. 
 
A história não é apelativa, apenas leve e com pequenos significados em cada página. Quando ainda estava lendo, consegui pensar em uma música bem legal, como manda o figurino da maratona #EuSouDoideira. A música Say you don't want it, do One Night Only. Para entender o porquê, vocês terão que assistir ao clipe :)

3 comentários:

  1. Eu tenho esse livro a muito tempo, mas ainda não li porque soube que é uma trilogia, então comprei recentemente O AZARÃO e falta Bom de Briga, pois A garota que eu quero é o último da trilogia haha.
    Adorei sua resenha e espero gostar bastante desse livro, pq o autor é maravilhoso.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/lancamento-do-livro-o-jogo-perfeito-por.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Já quase comprei esse livro, só não o fiz por ser uma trilogia. Mas tenho muita vontade de ler essa série de livros do Zusak, li A Menina que Roubava Livros e fiquei apaixonada! Quero muito ler outras coisas dele, hihi.

    Um beijo.
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ganhei este livro, que aliás eu estava namorando, mas ainda não tive tempo de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)