Top 5: Personagens literários Irritantes


Bom, galera, acho que todos vamos concordar que certos personagens são tão chatos que temos vontade de explodi-los mesmo que sejam os protagonistas. Ultimamente tenho lido livros com personagens legais, mas a quantidade de livros e séries completas que me fizeram aturar certos cricris é incontável.
Alguns são chatos por serem dramáticos, exageradamente. Outros são bobos e fúteis. E ainda tem aqueles que não marcam presença, deixando um coadjuvante roubar as cenas. Indecisão também é um mal que parece acometer boa parte das protagonistas femininas. Talvez por fazerem a linha das inseguras, sintam a necessidade de nunca estarem satisfeitas com o que têm, mesmo quando tudo é perfeito. É... existem pessoas assim na vida real e espero que eu não seja uma delas.
Enfim, o top 5 está bem básico e o fato de serem, a maioria, personagens femininas não é mera coincidência.


Kelsey Hayes – série A Maldição do Tigre, da Colleen Houck

Talvez não seja a personagem mais insuportável do mundo, mas sem dúvida, está na lista. Kelsey não só reclama da sorte que tem como também joga para o alto milhares de oportunidades incríveis ao lado de seu grande amor. Tudo isso porque é a típica personagem que se acha a coitadinha, a feiosa e sem graça... Enfim, Kelsey conseguiu me irritar ao longo dos 4 livros e, em cada um, ela se superou, chegando com mais chatice.
Acho que a maioria das pessoas que leram ao menos um dos livros, deve concordar que a Kelsey é uma grande chata, e que o livro só é lindo e apaixonante graças ao Kishan (ok, e ao Ren também) e pela mitologia hindu.

Lena Duchannes - série Dezesseis Luas, da Kami Garcia e Margaret Stohl

Quando soube que Dezesseis Luas era um dos poucos romances fantásticos cujo protagonista era uma garoto, fiquei bem animada. Pensei que ter um livro na visão masculina, ainda que bem jovem, seria, para variar, algo muito diferente. Não foi. O grande problema foi ver o garoto se apaixonar pela típica protagonista de livro feminino. Lena, a garota, por maior que fossem os seus problemas, se mostrou, quase sempre, bem insuportável, o que me fez questionar a sanidade de Ethan...
O fato é: Lena é o Poder em pessoa. Por que raios ela tinha que ser tão problemática? Eu entendo que sua vida não era lá essas coisas em matéria de tranquilidade, tendo uma conjuradora poderosa atrás dela e tal, mas sinceramente, não vejo motivo para tanto drama para cima do pobre do Ethan, que aliás, também já tinha seus próprios demônios para exorcizar...

Ron Weasley- série Harry Potter, da J.K.Rowling

Não me matem, please!
Ronald Bilius Weasley, o ruivinho mais amado do mundo, provavelmente, é também um dos personagens que mais me irritaram ao longo de uma série. Não é segredo algum que amo a série Harry Potter desde os meus 13 anos e, olha, isso faz tempo...
Desde o primeiro livro tive problemas em assimilar a personalidade de Ron e sua insegurança, que por vezes, lembrava muito a indesejada inveja. Ora o garoto se sentia inferior a Harry, ora agia como um idiota com Hermione... ainda assim, o garoto também demonstrou pontos positivos, como a lealdade. Querendo ou não, um dos personagens mais famosos do mundo, não é exatamente o mais certinho e perfeito. Costumo pensar que Ron demorou 7 livros para evoluir como personagem. Foi bem difícil ter fé na sua capacidade de ser menos chato e ainda tenho minhas dúvidas, viu?

Lanore McIlvrae (Lanny) - trilogia Ladrão de Almas, de Alma Katsu

Ladrão de Almas não está entre meus livros favoritos, ainda que eu admita que é um bom livro, bem escrito e interessante. O problema é que não consegui me conformar com as atitudes de Lanny, a protagonista cujo cérebro parece se desligar na presença de um certo Jonathan. A personagem tinha tudo para ser considerada forte e corajosa, mas jogou tudo para o alto por causa de um amor que sempre soube não ser correspondido. Não existe mulher assim, existe? Nãaao.
Enfim, naturalmente, por causa de sua, digamos assim, obsessão, ela foi parar no inferno. Não satisfeita com a confusão que arrumou, conseguiu se envolver em algo ainda pior. Tive muita pena dela, mas também muita raiva. Perdoo algumas de suas atitudes por causa da época em que ela nasceu, claro, mas ainda assim, suas escolhas me chocaram o bastante. Para se ter uma ideia, Refém da Obsessão, segundo livro da trilogia, é uma das poucas sequências que não me deixam ansiosa. Tenho o livro há tempos e ainda não tive ânimo de encarar mais Lanny e as consequências de sua “burrada mor”.

Jace Wayland - série Os Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare

Convencido, influenciável e de múltiplas personalidades, Jace Wayland, também conhecido por outros nomes, é o típico personagem que provoca o amor e o ódio. Consegui odiá-lo no primeiro momento e passar a amá-lo, quase imediatamente. O problema é que, quando se trata de Jace, você nunca sabe como qual deles está lidando. Com toda a pose de Caçador das Sombras sexy e talentoso, o garotinho assustado aquem todos enganam me irritou muito ao longo dos 5 volumes que li.
É claro que ele também sabe ser encantador... mesmo assim, nunca entendi como o garoto pode ser tão influenciável quando deveria ser forte e determinado. Quem leu os livros, ou pelo menos o primeiro, deve ter sentido essa instabilidade no personagem. Particularmente, acho que o drama todo da série parece se concentrar em Jace. Chatíssimo...

E, então, concordam com meu Top 5? :)

3 comentários:

  1. Hahahaha, adorei esse top 5! Super concordo com a Khelsey, eu achei ele insuportável, e olha que só li o primeiro livro! Tô criando coragem pra ler os próximos, porque olha...
    Beijosss, thousandlivestolive.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Tadinho do Ron, gosto tanto dele, hehehehe

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  3. Desses só posso falar um pouquinho sobre o Ron e o Jace (li apenas o primeiro livro das duas séries, então, não tive muito tempo para ficar irritada com eles hahaha).
    Concordo com seus argumentos quando ao Ron, mas nunca tinha encarado as coisas dessa forma... Sei lá. Agora, o Jace, PELAMORDEDEUS, que cara chatooooo! hahahaha

    Beijo
    Mariana | Sem Querer me Intrometer

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)