SSMovie: Questão de Tempo

Pessoal, vocês sabem que eu gosto mesmo é de falar de livros. Falo um pouco sobre adaptações, muito pouco sobre séries, mas de livros falo o tempo todo, certo? Bem, não é sempre que preciso falar de determinado filme, mas depois de assistir a Questão de Tempo (About Time), precisei abrir o Write e digitar algumas coisinhas. O resultado você vê a seguir.

Questão de Tempo (About Time – Reino Unido – 2013)
Direção: Richard Curtis
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, outros.
Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.


Eu não estava muito animada para ver esse filme. Motivo? Bom, não sei exatamente. Talvez tenha sido pelo fato de ter assistido a um filme com a própria Rachel McAdams sobre viajantes do tempo e não ter gostado muito. Para quem não sabe, um filme de 2009, intitulado no Brasil como Te Amarei Para Sempre, é também a adaptação de um famoso livro chamado A Mulher do Viajante do Tempo. Como não curti (e não cabe contar aqui minhas razões), achei estranho ver a Rachel em outro filme do gênero. Bem, isso foi o que pensei, antes.

Tim é um rapaz desajeitado com as garotas e vive com sua família em uma casa à beira do mar. Tentando encontrar uma forma de entender a mente feminina, tudo o que consegue é se deparar com a incerteza. Isto até o dia em que seu pai lhe revela um grande segredo: ele pode viajar no tempo. A habilidade de voltar no tempo, em qualquer ponto de sua vida, e reviver/reverter situações desagradáveis é algo absurdo demais para ser verdade, mas segundo seu pai, tudo o que o garoto vai precisar é de um local escuro e tranquilo para fazer a travessia. Verdade ou pegadinha? Parece que a verdade, desta vez, é a mais inacreditável.
 
O fato é que com a capacidade de voltar no tempo e alterar certas besteiras que fez, Tim começa a aproveitar para resolver, ou tentar, todos os seus problemas. Especialmente quando se trata de mulheres. Logo ele conhece Mary (Rachel) e percebe que vale a pena investir na garota, mas muitos desencontros temporais vão atrapalhar bastante. A maioria das cenas são super engraçadas, já que ambos são completamente desastrados e combinam perfeitamente.

Vale a pena dizer que carisma é algo que não falta no casal. Tanto Rachel quanto Domhnall desenvolvem muito bem suas personalidades e a história fica a cada cena mais agradável. Também devo dizer que um destaque especial é Bill Nighy, que interpreta o pai de Tim. Prestem bastante atenção no personagem, não tem como não amá-lo.
Outro detalhe que me encantou: a trilha sonora. O filme inteiro traz trechinhos de How Long Will I Love You, cuja letra e a melodia são tão perfeitas que eu, que ainda não conhecia a música, pesquisei, desesperadamente o nome e suas versões. É realmente linda! O emprego de Mary também é um detalhe muito legal para nós, amantes de livros. Ela tem o emprego dos sonhos de todo leitor: trabalha em uma editora lendo livros!

No fim, cheguei à conclusão de que o filme estava longe de ser um romance cômico. Muito mais do que fazer sorrir, o filme desperta emoções muito doces, além de ensinar boas lições. Nem sempre voltar no tempo pode resolver uma situação. Às vezes, pode até tirar o que já se tinha... O final é lindo (um pouco triste) e, eu diria que é perfeito. Por mais que se deseje, algumas coisas não podem ser mudadas, mas por que não ter a chance de viver de novo um dos seus momentos mais importantes?

Mesclando romance, comédia, fantasia e drama, Questão de Tempo é um filme delicioso para se assistir ao lado de um amor ou de um amigo. Deixa um gostinho agridoce e liga o caps lock na expressão E SE...

Já viu o filme? O que achou? Não viu? Super recomendo!

0 comentários:

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)