Resenha: Quero ser Beth Levitt – Samanta Holtz

Amelie Wood perdeu os pais aos doze anos e, desde então, vive em um abrigo de meninas. Com a chegada do seu décimo oitavo aniversário, ela vive agora o temido e esperado momento de deixar o lugar que a acolheu por toda a adolescência para enfrentar o mundo em busca dos seus sonhos. Seu bem mais precioso é o velho exemplar do romance que sua mãe lia para ela, na infância. "Doce Acaso" contava a história de Beth Levitt, uma jovem que, como ela, amava o balé e tinha a vida transformada ao conhecer o príncipe Edward. Amie suspira ao reler incansavelmente aquelas páginas, imaginando quando o príncipe da vida real baterá em sua porta... Por isso, ao soprar as velas, não tem dúvida quanto ao seu pedido: "Quero ser Beth Levitt!". Através de grandes coincidências e uma trajetória que ela jamais imaginaria, Amie se vê, de repente, no fascinante mundo do cinema, cara a cara com o príncipe mais lindo que sonharia encontrar e lutando para se esquivar da maldade de muita gente invejosa, contando, para isso, com sua melhor arma: um coração puro.


Passeando pela Bienal do Rio, no ano passado, me deparei com o estande lindo da Novo Século, recheado de livros e autores nacionais. Eu não ia comprar nada, sabe... os preços não estavam os melhores e eu já estava ficando chateada. Felizmente, acabei me encantando pela quantidade enorme de possibilidades e decidi que levaria algum. Não sei se vocês sabem, mas eu meio que amo ballet e fiz alguns anos da dança. Logo que vi a pilha de Quero ser Beth Levitt, aquela bailarininha se alongando me chamou e, para minha surpresa, a Samanta Holtz também. Ela veio conversar, toda fofa, e eu não pude evitar, claro. Levei o livro e um brinde lindo: um chaveirinho muito fofo de sapatilha. Pena que a foto não tenha saído boa :(
Bom, fofurices à parte, vamos ao que interessa!

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história da doce Amelie, também chamada de Amie. Órfã após perder a mãe, a garota viveu em um orfanato até completar seus 18 anos. Apesar de sozinha no mundo, foi feliz, inclusive ao lado de suas irmãs do orfanato. Infelizmente, com a maioridade, ela precisou deixar o lugar e começar sua vida adulta. E só então sua grande história começa.

Mantenha o seu coração puro, era o que sempre dizia, antes de depositar um beijo de boa-noite na testa da filha.”

...decidiu reproduzir sua parte favorita do livro (…) Animada, ela deixou cair na calçada seu anel de pedrinhas cor-de-rosa. O garoto olhou para joia, depois para a menina, cujo coração martelava de expectativa.”

Amie não sabe muito do mundo lá fora. Com a ajuda de uma antiga advogada de sua mãe, ela descobre que a casa onde viveu com a família está intacta esperando sua volta. Tentando encontrar seu lugar no mundo, ela sai em busca de emprego, mas percebe que não está habilitada para a maioria das coisas, o que dificulta seu objetivo. Por sorte, algo muito estranho lhe acontece, conduzindo-a a um caminho inacreditável. Em seu novo emprego, digno dos sonhos da maioria das garotas no mundo, Amie percebe o quanto as pessoas escondem verdades e tratam umas às outras como lixo. Apesar disso, ela também encontra conforto na amizade de algumas pessoas muito especiais. Desde uma velha amiga até um dos rostos mais desejados do cinema, algumas pessoas podem até não ser tão ruins. Mesmo assim, Amelie precisa crescer, encontrar seu próprio espaço e lutar pelos seus sonhos, sem perder o que mais preza: o próprio coração.

Ela suspirou mais uma vez, com os olhos fechados. Lembrou-se das apresentações de balé. Dos elogios da professora de dança. Da plateia aplaudindo de pé...”

Por tanto tempo, aquele fora exatamente o seu desejo! Agora, ali estava, vendo-o concretizar-se diante dos seus olhos. Virar realidade, no sentido mais literal possível...”


Em meio a tantas coisas novas, o mais difícil é ter força para se manter firme no lugar. Doce, sensível e inocente, Amie é a típica personagem de poucas atitudes. Ela não é chata, mas é diferente da maioria das garotas da idade e situação dela, o que a torna um pouco inconvincente. Chris, outro personagem fora do comum, apesar de encantador também me deixou sérias dúvidas durante a leitura. Apesar das atitudes um tanto irreais dos personagens, acho que a ideia da história é justamente mostrar as possibilidades quando uma pessoa decide agir sem influência alheia, ou seja, de acordo com seu coração. Ótima metáfora para os sonhos e o amor, pois transformar-se em Beth Levitt é exatamente o que torna Amie ela mesma.

Mas onde se encaixa o ballet nisso tudo? Bom, assim como Beth, sua heroína literária, Amie estudou ballet e tem um talento acima da média para a dança e a demonstração de emoções. Pensei que veria um pouco mais da dança no livro, mas não é bem assim. Fala-se pouco do ballet em si, já que a história não está focada nisso e sim, no romance. Ainda assim, ter uma personagem com uma conexão tão forte com uma paixão como a dança não é tão comum nos livros. Achei a ideia linda!

Outro ponto que me agradou muito foi a diagramação do livro. Os capítulos são ornados com lindas sapatilhas de ponta, assim como as subdivisões dos capítulos, que possuem pequenos desenhos de sapatilhas espalhados ao longo de todo o livro. Definitivamente, delicadeza é a palavra que resume o conjunto da obra.

Por fim, o livro é mais romântico e, embora eu não curta tramas muito açucaradas, a leitura em si é muito boa. Não tem muita ação, mas mostra o lado cruel de alguns tipos de pessoas. É um livro extenso e não deixa brechas. A conclusão é previsível, mas o foco é o caminho percorrido pela personagem, não o seu destino. Na verdade, bem no finalzinho, há uma surpresa muito fofa. Talvez esse detalhe seja a verdadeira razão de ter gostado tanto do livro. Uma dica:

Digamos que eu não era exatamente um cavalheiro, quando era mais novo.”

Leitura recomendada para leitoras românticas e sonhadoras, ou leitores que apreciem uma história leve e doce.
bailarina Izzie

7 comentários:

  1. Imagino que o livro seja muito lindo mesmo!
    Para quem gosta de dança deve ser um prato cheio. Os livros da Samanta já são por si só emocionantes ;)

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querida Camilla!!

    Adoreiiii sua resenha... quanto capricho, quanto cuidado não somente com o texto tão bem escrito, como em colocar as fotos e os quotes em destaque...

    Fique encantada com o post ^_^
    Obrigada por tanto carinho com o livro e pelas opiniões sinceras!

    Fico feliz que tenha gostado da história :)

    Beijo enormeeee
    Sam

    ResponderExcluir
  3. Oie Linda, tudo bem?
    Olha eu sinceramente gostei bastante da sua resenha e adorei as fotos com as sapatilhas de Bailarina. Ficou muito lindo.
    A Samanta é uma pessoa muito querida e que merece tudo de bom.
    Adoro ela...O livro dela ainda não li. Comprei os dois pra te falar a verdade. O PASSARO e QUERO SER BETH LEVITT...Irei ler o mais breve possivel, porque todos falam muito bem de suas obras =]

    Parabens pelo texto muito bem escrito. Adorei mesmo linda =]
    Olha, outra coisa, queria dizer que já estou seguindo o seu blog e espero que me retribua e também pedir para que vc vá em meu blog pegar o SELO do I LOVE MY BOOKS para trazer aqui no seu cantinho...É UM PRESENTE meu, porque quando eu gosto de um blog eu ofereço e espero que vc aceite, porque sao poucos que tem =]

    Se quiser ser blog parceira...dá um toque.
    Se cuida linda e sucesso com o teu cantinho

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai, meu Deus ! Agora eu PRECISO desse livro ! Faço Ballet há cinco anos, e sempre procuro algum livro que tenha alguma coisa a ver com isso mas nunca acho. Já está na minha lista. Adorei sua resenha ^^
    Beijos,
    Ana
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Sam... Livro lindo demais ! entrei um dia nesse site por engano e não me arrependi,fui correndo procurar o livro na internet e encomendar!
    Você fica muuito maravilhada com o enredo da história e no fim...ah,no fim..coisa boa!
    amei demais!
    indico para toodas as meninas que curtem um romance !!!
    beijinhos, Agatha Silveira :)

    ResponderExcluir
  6. camila, gostei da resenha.
    tive q fazer um trabalho desse livro e usei a resenha para faze-lo pois não tinha tempo de lê-lo inteiro em 5 dias!
    ficou muito bem contada e resumida sua história,bem parecida com o livro ...
    Sam: livro muito bom mesmo ! terminei de ler a resenha da Camila e depois pedi para meus pais me darem de presente o livro! adoro seus livros!!!!
    beijoo. Camillie Silva

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Estou super afim de ler esse livro.
    Acabei de ler O PÁSSARO e já me encantei pela Sensibilidade da autora.
    Espero me encantar com essa história também.
    Bojos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)