Resenha: A Lenda do Lago Dourado, de Edson Vanzella Pereira


A Lenda do Lago Dourado, ao contrário do que o cenário e nome dos personagens possa sugerir, é um livro nacional, publicado pela Dracaena. Abordando uma lenda fantástica em um misto de ação e espionagem, a história reúne as questões entre o Bem e o Mal de uma forma nova e interessante.



Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.




Antes de qualquer coisa, devo alertar aos impacientes: este é um livro extenso e com uma trama que, às vezes, soa um pouco lenta demais. A ação presente no livro consta no teor das descobertas e desenvolvimento dos fatos, e não nas cenas de confronto. Na verdade, o livro apresenta um pouco de tudo, desde o fantástico até o romance, mas o foco está nas consequências da escolha de um lado, Bem ou Mal.


Quando David sofre o terrível acidente, sua família, sempre unida, fica devastada. Max, que até então, não se destacava começa a duvidar de muitas coisas, razão que o leva a buscar no tão famoso Lago Dourado algo próximo de uma resposta. Felizmente, ele encontra mais do que isso. Um inacreditável incidente deixa evidente que sua inteligência, percepção e atitude não serão as mesmas. Como missão, ele precisa descobrir algo grande e que vai muito além do ocorrido com seu irmão. Aliado à Srta. Marshal e, inesperadamente, a outros entes queridos, ele começa a investigar e desvendar uma trama assustadora, e que põe em risco o planeta inteiro. Naturalmente, ele enfrenta muitos desafios, mas a clareza de suas ideias o auxilia a tomar as decisões mais precisas de que necessita. O Agente Negro, mentor de toda a trama, é uma incógnita, mas seus passos são rastreáveis, desde que se saiba onde procurar. Aliás, nem tudo é o que parece ser e, Max tem que lutar bastante para convencer alguns aliados a aceitar os fatos.


Os personagens são bem construídos e humanos, ou seja, conseguimos visualizar a essência de cada um facilmente. Apesar disso, achei que os diálogos entre eles foram um pouco forçados, formais demais, especialmente os de Max e Gabby, sua namorada. Claro que Max não é um garoto comum, mas ainda assim, acho que não precisava ser sempre tão certinho, embora seja admirável. Também não curti muito o estrangeirismo, ou melhor dizendo, o fato de o cenário e personagens não serem nacionais, especialmente quando, a única relação com nosso país não foi nada boa. De qualquer forma, a escrita é clara, mesmo quando rebuscada e a trama em si, interessante do início ao fim. 


A mensagem do livro é transparente e me agrada muito. A fantasia presente na história, na verdade é apenas um pano de fundo para as escolhas e atitudes das pessoas comuns, que podem ou não, agir corretamente com o poder que têm em mãos. Leitura recomendadíssima para quem aprecia tramas bem formuladas e cheias de detalhes.



Inesperadamente, o calor proveniente daquele ponto luminoso materializou-se em um feixe de raios dourados que ia saiu da água e atravessou seu corpo.”

Para você entender melhor, no começo do século passado, a Fraternidade da Escuridão conseguiu abduzir um homem e ampliou inúmeras vezes sua capacidade de liderança, carisma e esperteza. Seu nome era Adolf Hitler.”

E agora? Pego tudo o que acreditei até hoje e jogo fora?”

1 comentários:

  1. Estou muito interessada neste livro, a maioria das resenhas que já li dele foram positivas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)