Resenha: Guia do Tributo, de Emily Seife


Para os fãs de Jogos Vorazes, motivados pelo livro ou pelo filme, este livro é uma aquisição interessante. Publicado pela editora Prumo, o Guia do Tributo é, literalmente, um guia para a compreensão de como é feita a colheita, a preparação e iniciação para a arena. Basicamente, é um livro baseado no filme, isto é, os detalhes contados aqui foram retirados, exatamente da adaptação e não dos livros.


Como já li os três volumes da série de Suzanne Collins, os detalhes contados no Guia do Tributo não acrescentam em nada. No entanto, para aqueles que se aventuraram em assistir ao filme sem ter lido nenhum livro, o guia explica muitas coisas. Acho que funciona como um bom resumo de boa parte do foco da história: a preparação para a arena.
 
O livro contém muitas fotos da adaptação cinematográfica, assim como as fichas dos 24 tributos. Não há nada que não tenha sido mostrado no filme, apenas um relato cheio de floreios a respeito da 74ª Edição dos Jogos Vorazes e os momentos que antecedem à chegada dos tributos à arena. Se a pessoa não tiver compreendido algo durante o filme, pode procurar respostas no guia, desde que seja algo ligado aos momentos narrados nas telas. Importante ressaltar que não é um novo livro da série, nem um complemento, mas apenas um manual feito para os fãs ou desentendidos do filme. Em questão de informações, pode ser uma decepção, mas com relação ao material (fotos, citações, narrativa sob ponto de vista da capital, etc.) é uma boa aquisição.



Porém das cinzas e dos destroços surgiu Panem, uma nação composta por uma grande Capital de treze distritos, que trouxe paz e prosperidade para muitas gerações.”

Todos querem pegar uma espada, mas muitos de vocês morrerão de causas naturais. Des por cento morrerão de infecção. Vinte por cento de desidratação.”

Acho que ganhar não vai me ajudar. No meu caso, a vitória não fará diferença.”

Eles vão colocar todo tipo de coisa bem diante de vocês. Bem na boca da Cornucópia. Haverá até um arco. Mas não caiam nessa... eles estão tentando atraí-los e esse não é seu jogo.”

3 comentários:

  1. Eu já li os livros, então acho que este guia vai servir apenas para completar a 'coleção jogos vorazes" hehehe

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Como eu não li os livros ainda, acho que vai me ajudar a sanar algumas das duvidas que eu tive em relação alguma cenas.
    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o Guia do Tributo, mas é fraco. Bom mesmo é o Livro A Filosofia por trás dos Jogos Vorazes da editora Leya selo Lua de Papel

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)