Resenha: Seraphina, de Rachel Hartman

Desde que ganhei o livro, na verdade, um lindo kit (que ganhei num sorteio lindo no blog Fome de Livros), não tive sossego até terminar de ler. Estava muito ansiosa por vários motivos, dentre estes o tema. O Grupo Pensamento foi quem publicou a obra, perfeitamente bem, eu diria.

"Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões. O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida."


Vários detalhes me chamaram atenção antes mesmo que eu lesse a primeira página. A capa é realmente linda, com uma imagem sombria e sugestiva. A sinopse também é bem clara quanto ao tema, na verdade, até demais. Como a própria já evidencia que a narrativa vai tratar de seres míticos magníficos, os dragões, a aura de mistério quase parece dispersa. Mas não se engane, há muito mais.
O fato é que o mundo de Phina, como é, carinhosamente, chamada Seraphina, é bem diferente do usual. O cenário medieval é fortemente descrito, mas alguns detalhes dão uma leve visão de um mundo moderno e alheio ao que seria o mundo medieval que conhecemos nos livros de História. Os dragões são velhos conhecidos dos seres humanos, mas estão longe de serem lendários. Além da grandeza, inteligência e força, as criaturas ainda são capazes de assumir a forma humana. Há quase quarenta anos, um tratado permite que ambos, dragões e seres humanos, vivam em paz e até possam estar em um mesmo ambiente. Infelizmente, tal paz pode estar com os dias contados, já que parece haver algum tipo de conspiração para provocar o rompimento do acordo ou algo pior.
Phina tem apenas dezesseis anos, mas sabe muito bem cuidar de sua vida como uma adulta, já que naqueles tempos as coisas eram diferentes. Tudo o que ela quer é a música, que parece ser parte dela. O problema é que sua natureza e algumas habilidades especiais não escolhem o momento para lhe incomodarem. Tendo que lidar com seu lado mais humano e seu coração racional (sim, isso mesmo!), sua chegada ao palácio é apenas o início de grandes descobertas e decisões.
A personagem é bem agradável, apesar de mal humorada. Sua condição é complicada, mas ela costuma se sair muito bem. A existência e convivência com os dragões é quase bem comum entre os moradores do reino, mas nem tudo está bem. Na verdade, o que chamamos de preconceito é algo ainda mais comum em seu mundo, impedindo que as espécies vivam em perfeita harmonia.
Talvez o livro pareça um pouco chato no início. Isto porque Seraphina é quem narra a história e, para a conhecermos é preciso muita paciência com seus momentos de reflexão e rituais. O livro fica mais emocionante quando a situação ganha rumo e Phina compreende com o que pode estar lidando.
Tudo fica mais interessante quando temos uma visão de outros personagens, que se mostram, a cada página, mais importantes na vida da garota. Orma, seu mentor e algo mais, é um dragão muito especial e graças à sua personalidade muitas coisas podem ser mudadas. Kiggs, o príncipe, é meu personagem favorito pelo simples fato de ser honesto e doce, apesar de ser da Guarda Real. Ele também se mostra um aliado e grande amigo de Phina, embora não haja menção em nada além disso, a princípio. Até a audaciosa e arrogante princesa Grisselda tem características marcantes e de suma importância para o desenvolvimento da trama.
Bem, gostei tanto da história, que não acho justo falar dos detalhes em demasia, pois acabaria me expressando além do devido. Seraphina é a perfeita junção do lendário e sobrenatural com o real e prático no mundo medieval imaginário. É o tipo de livro que te faz acreditar e visualizar tão bem o cenário e seus personagens, que quando termina, você se sente frustrado. Bem, quase isso. Só não foi frustrante porque teremos continuação, o que quer dizer um desenvolvimento mais apurado de algumas pontas que precisaram restar soltas.
Bem, amei o livro, claro, mas espero que ele se torne mais conhecido. É impressão minha ou quase não se fala muito nele? Enfim, espero muito pela continuação, mas pelo que descobri por aí... vai demorar. Shadowscale, o segundo volume, só deve ser lançado em 2014.

E, para ajudar a propagar o amor pelos dragões, por que não sortear um exemplar para os leitores? O que acham? Será o primeiro sorteio do blog, que está prestes a completar seis meses de vida. Vamos comemorar? Logo, logo, divulgarei as condições.

56 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei sua resenha!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Phina me faz lembrar alguém que conheço muito bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou curiosa quanto esse livro. Parece ser muito bom.
    Ele já está na listinha dos desejados. rs
    Seguindo aqui já.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Camilla! :)

    Eu tenho que confessar que comprei o livro e ainda não o li XD #shame Mas adoro protagonistas mal humoradas, mas que no final, se mostram com excelente coração! :D Achei muito bem pontuada a sua resenha, parabéns!

    Não vou participar da promoção, mas desejo sorte ao pessoal!
    Beijos e boa semana!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  5. Já tinha colocado esse livro na lista de interesse, tanto no skoob quanto pessoal.
    Adoro dragões e historias com essa narrativa me chamam muito a atenção. Ótima resenha, parabéns.
    E parabéns ao blog.
    Estou participando da promoção.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia é mesmo muito legal, ainda mais com seres assim :)

      Excluir
  6. Oi, estou ansioso para ler o livro. Parece ser uma história muito instigante. Bela resenha!

    Bjs, Lucas Bispo
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  7. Adoro mitologia!!! E aliás fiquei mais interessado por vc ter gostado da personagem principal geralmente nós leitores viciados temos costume de não gostar. Mas já quero ler!
    Beijos
    Rafa do Leituras Vivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a Phina não é fácil, mas adorei!

      Excluir
  8. Olá,
    Ainda não conheço o livro, mas assim que eu ganhá-lo terei o prazer em opinar
    beijos.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Olá Camilla, que resenha maravilhosa a sua sobre esse livro, fiquei morrendo de vontade de lê-lo, meus parabéns vc escreve muito bem, e sabe expressar com exatidão o que sentiu ao ler o livro.
    Quero muito ler esse livro e espero ter a sorte de ganhá-lo na promo de aniversário do blog.
    Mais uma vez parabéns pelo lindo blog.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei super encantada com esse livro. Acho que no momento é o que eu mais desejo, logo depois vem Crescendo. Eu ia comprá-lo pelo submarino, mas no último momento apareceu que o estoque tinha acabado. Deu uma tristeza tão grande, mas fazer o que né? É a vida.
    Mas enfim, espero que dessa vez eu tenha sorte e ganhe *-*
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda e só de saber que a história aborda dragões eu já me interessei! Sua resenha só confirma o que eu já venho percebendo em outros blogs que sigo: todos estão amando Seraphina!
    É uma pena que o segundo volume só chega em 2014...=(

    ResponderExcluir
  12. Desde que fiquei sabendo que esse livro ia sair, li a sinopse e vi a capa, fiquei ansiosa para lê-lo.
    Quando um amigo me falou que estava lendo e que era ótimo, fiquei mais ansiosa ainda! *--*
    Li a sua resenha, e acho que a vontade triplicou D=
    Quero conhecer logo Seraphina, seu mundo e seus habitantes T-T

    ResponderExcluir
  13. Olá Camilla!
    Bom estou louca por este livro simplesmente por amar a capa(hahahaha)sim eu sou compulsiva :)
    Logo depois veio a estoria,a que me atiçou mais,pois sou fã de livros com seres sobrenaturais,misticos e assim por diante.E ate hoje (que eu me lembre)não li nada parecido.Com dragões.E este é um estimulo que nos leva a crer de que o livro é realmente bom.Outra parte que me deixou bem interessada na leitura é sobre ele se passar na era medieval(o que tem tudo a ver com os dragões.Hahahaha).
    A unica pena que sinto é que você mencionou que ele terá continuação.Olha as vezes eu tento não ler algo que tenha continuação,pois se bem me conheço sou uma pessoinha bem ansiosa(hahahaha),e não sou fã de esperar.
    Mas pelo que você fala o livro merece esta chance,e fora que realmente estou muito empolgada para lê-lo.
    A resenha esta maravilhosa.Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    Ps:Vou sim participar da promoção,vai que dê sorte e eu leve ;)

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, e não vai se arrepender. É uma leitura linda e fantástica!

      Excluir
  14. Li a contra capa desse livro e achei muito interessante o plot da historia, como não li não sei se é bom ou não, mas se o autor não deslizar tem todas as chances de ser uma grande historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... alguns autores criam histórias tão boas, mas acabam deslizando mesmo. Não acho que é o caso aqui, apesar de ter continuação...

      Excluir
  15. Desde que descobri o livro em um site, fiquei louca por ele. Agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  16. Muito ansiosa pra ler esse livro, já tinha me encantado com a sinopse, e sua resenha só me fez ter mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  17. É um livro fofo e a autora realmente colocou alguns itens interessantes, pena q poucas pessoas estão falando dele e o próximo só em 2014....=/

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... o livro é pouco conhecido, infelizemente

      Excluir
  18. Já ouvi falar do livro, vi nas livrarias tbm mas não o comprei. TRrazer dragões em um livro é diferente, e sai da mesmice que tanto vemos, isso me deixa curiosa.
    O fato da personagem ter uma amor pela música, e parece uma personalidade também própria, fugindo do comum, me atrai.
    Gostei da sua resenha, me mostrou o que esperar do livro realmente, e isso é o q mais aprecio ^^
    parabéns e que muitos e muitos aninhos de vida do blog venham pela frente!
    bjs
    daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse livro tem muitos pontos positivos :)

      Excluir
  19. Nunca li nada com dragões :O (rs) E sua resenha me animou demaaaais a conhecer!!! \õ> Eu me encanto com personagens protagonistas um pouco mal-humoradas, pode me chamar de louca (rs). Eu gosto porque elas demonstram sua força pessoal e neste livro parece que a Phinia é exatamente assim, uma personagem corajosa. *u* Adoro também quando os coadjuvantes nos encantam tanto quanto o protagonista... HOHO. Quero muito conhecer também esse contexto no qual o período medieval é representado um pouco diferente. Fiquei curiosa com esse seu comentário :D
    Ah, uma pergunta... Não há nada de romance amoroso na obra? :O Que diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, até tem um romance, mas é bem diferente do que estamos acostumadas nos outros livros...

      Excluir
  20. Adoro livro com dragões e Seraphina com certeza entrou na minha listinha de desejados do Skoob. Espero que seja um livro sobre dragões, que adoro, com a mesma qualidade de "Eragon" espero que me surpreenda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Eragon, então não posso comparar, mas posso dizer que os dragões de Seraphina são encantadores... é... alguns, rs.

      Excluir
  21. Eu AMO dragões, por isso procuro ler todo tipo de livro que eles apareçam! E minha primeira impressão desse livro foi de algo mágico e surreal, daqueles que te sequestram e eu espero estar correta. Um livro decepcionante sobre dragões é Firelight, ele promete demais e não cumpre nem o mínimo. Bem, torcendo para ganhar a promoção \Ô/
    Abraços, Fome de Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente de Firelight, que por acaso, também gosto, apesar de concordar que seja um pouco decepcionante :)

      Excluir
  22. Amo livros de fantasia, ainda mais assim com um enredo que soa tão original! Este livro está na minha lista de compras faz tempo, mas a Jangada capricha no preço, então ainda não sei qd vou ler =/

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila.
    Quero muito ler esse livro! Adoro o gênero fantasia, mas nunca li nada de dragões, então estou bastante curiosa para saber como é a história. Mas além de não serem "simples" dragões, eles ainda se transformam em humanos! OMG!
    Bom, já que é o primeiro volume, é normal ser um pouco mais lento, já que a personagem vai nos apresentar onde vive e como as coisas funcionam =) Também gostei bastante da capa
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Oi Camilla!

    Esse foi um dos melhores livros que li em 2013! Fiquei absolutamente encantada com a narrativa e com o mundo criado pela autora. Dessa vez até gostei que haja continuação para ter a oportunidade de mergulhar novamente no reino de Goredd.

    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  25. Oii' me encantei qando vi esse livro pela primeira vez.. e me encantei mais ainda qando li sua resenha' estou ansiosa para mergulhar nesse mundo mistico de dragões e humanos.

    Bjo
    Rebeca Bicalho

    ResponderExcluir
  26. Eu participei desse sorteio tbm, vc que foi a sortuda né?
    Fiquei encantado com a historia desse livro, tudo porque queria ler algo sobre dragões. Daí quando vi o livro foi amor a primeira vista mesmo, e só vejo resenhas positivas sobre ele. Quero muito ler e saber o que acontece com ela. Até mais! :*

    ResponderExcluir
  27. Quando vi a sinopse, me encantei já ao ouvir a palavra dragões. Amo dragões, principalmente depois de ler o Ciclo da Herança (Saphira *-*). Antes eu já estava com vontade de ler, depois de ler sua resenha, me deu mais vontade de ler ainda!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu nem conhecia o livro, mas pela sua resenha deu pra ver que é sensacional... Adoro dragões...



    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Sou viciada em histórias fantásticas, dragões, magia!!
    Esse livro além de ser lindo (olha essa capa, gente!) me chamou muita atenção pela história! Fiquei bem curiosa!! (:

    ResponderExcluir
  30. Foi uma das minhas melhores leituras até agora, adorei o universo que a autora criou e assim como você estou muito ansiosa pela continuação. As pessoas realmente falaram pouco sobre ele, acho uma pena porque achei o livro muito bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Quando vi esse livro na saraiva, me chamou a atenção a capa, porém fiquei meio em duvida, pois nunca ouvi falar do mesmo. Então resolvi procurar algumas resenhas e ver o que falam por ai.
    Acabei de ler sua resenha e minha decisão é: eu quero... quero mt rsrsrsr... amei... na verdade já tinha gostado quando eu li o resumo na contra capa... mas ainda assim, quis ouvir o que outras pessoas tinha a dizer, e amei sua resenha... vou adquiri-lo com certeza!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  32. Olá!! Nossa, não conhecia esse livro! Mas a capa me chamou a atenção demais! A sinopse também, assim como a sua resenha! Ultimamente tenho me interessado muito por esse tipo de histórias: fantasias, dragões, místicas e tal. Acho que assim como você, vou gostar do livro. Parabéns pela sua resenha, que transmitiu de maneira bem objetiva a mensagem necessária.
    Abraços,
    Dani.

    ResponderExcluir
  33. estou muito curiosa sobre esse livro, gosto de mitologia e livros que tem adolescentes... bjoss

    ResponderExcluir
  34. Já estou de olho nesse livro faz tempo, e todas as resenhas que vi até agora só aumentam a vontade de ler.
    Esse clima meio medieval, com os dragões e pessoas convivendo (acho que nunca vi isso em uma história), e o fato de ser em primeira pessoa (adoro!) só me fizeram aumentar a vontade.
    E a capa é linda mesmo :)

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)