Fallen, de Lauren Kate



Fallen, primeiro livro de uma série escrita por Lauren Kate e publicada, no Brasil, pela Galera Record, mistura ficção e fantasia a conceitos religiosos. Não é nada inovador, porém seu mistério está nos pequenos detalhes que nos apresentam aos poucos. Lauren sabe levar a história, mesmo quando tudo se torna um pouco chato. 

 
Lucinda Price acaba de ser enviada para a Sword & Cross, um lugar para jovens problemáticos. Isto porquê, um amigo sofrera uma morte sinistra e inexplicável em sua presença. Ela está deslocada e conhece outros garotos misteriosos que podem estar escondendo fatos surpreendentes. Luce encontra em Penn e, de uma forma diferente, em Ariane, uma amizade necessária para sua sobrevivência naquele lugar. Ela não entende por que Daniel Grigori, um garoto bonito e enigmático, insiste em lhe afastar quando tudo o que ela quer é estar perto dele. Sofrendo por tal atração inexplicável, ela descobre que há mais do que uma simples aversão a ela, é possível que o garoto esteja tentando lhe manter a salvo com a distância. Além disso, Luce está a cada dia mais convicta de que não está imaginando coisas quando parece estar rodeada de sombras, motivo pelo qual já fora diagnosticada com esquizofrenia. Tudo isto acaba lhe deixando ainda mais confusa, especialmente quando um outro garoto misterioso tenta lhe atrair, insistentemente, deixando bem claro sua rivalidade com Daniel.
A maior parte dos personagens são anjos caídos. Por alguma razão, eles precisam estar ali para encobrir algo maior e secreto. A princípio, parece que são todos meio loucos também, pois de divino eles só têm as asas. O fato é que uma guerra os espreita e Luce parece ser um componente essencial para o desenvolvimento e resultado daquela. Apesar do foco no romance sobrenatural, vivido entre uma garota humana e um anjo caído, existe algo mais profundo na história e que nos leva a crer que há muito mais. Na verdade, acho que o romance é o que menos nos prende. Você fica curioso, sim, e torce para que Luce consiga respostas de Daniel, mas o maior questionamento mesmo é o motivo de uma reunião tão sombria entre aqueles anjos. Não é possível que o romance deles seja o único problema quando tantos anjos, de lados opostos, estão envolvidos.
O livro não é recheado de ação. Você passa bastante tempo esperando que algo aconteça, mas recebe muito pouco em troca. O que te prende mesmo é a curiosidade, pois das duas uma: ou o livro será mesmo ruim e sem sentido ou, algo surpreendente está por trás da história. Já lhe adianto que está mais para a segunda opção, embora tenha certeza de que não é unânime. Há quem não goste do rumo que o livro vai tomar. Eu mesma não gostei de algumas coisas, especialmente do final, que te faz correr para a sequência em busca de um alicerce. O amor destrutivo de Luce por Daniel não me convence neste primeiro livro, porém é uma questão de tempo e paciência, já que temos mais três sequências pela frente.

0 comentários:

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)